Premiação controversa

Por mais que você não tenha assistido ao #Oscar2015 dificilmente não se viu livre do assunto na internet, principalmente se, assim como eu, sua lista de amigos é composta por feministas, homossexuais ou negros (e se você tiver a mesma sorte do que eu, terá uma lista composta por estes três grupos). Saiba, eles foram muito bem representados nesta premiação. Uma premiação controversa.

Desde a divulgação das listas dos concorrentes, as reclamações circulavam em torno do baixo número de mulheres e negros entre os indicados deste ano. E a Academia reconheceu: levando em tom de bom humor o (fraco) apresentador do Oscar, Neil Patrick Harris, até fez uma brincadeira na sua fala inicial, dizendo “Esta noite, honramos o mais branco, desculpe, o mais brilhante de Hollywood”. Bom, ao menos eles admitem!

A premiação do #Oscar2014, com a Ellen DeGeneres, vai ser dificilmente superável, pelo menos nos próximos anos. Este ano, de maneira geral, a parte artística foi sofrível, fazendo jus à lista de filmes, que segundo o Fernando e a Natália não estavam tão brilhantes. Coube então aos premiados o protagonismo neste Oscar. Se liga:

♥ John Legend e Common, vencedores de Melhor Música com Glory que fazia parte da trilha sonora de Selma, ressaltaram como os negros até hoje, 50 anos após a marcha de Luther King que inspirou o filme, precisam lutar por seu espaço nos EUA. E reforçou: a luta ainda existe.

leggend oscar glory 2015

♥ Graham Moore, vencedor com Melhor Roteiro Adaptado, relatou sua experiência com a homossexualidade, demostrando apoio aos jovens que se sentem estranhos por isso. “Continuem estranhos, continuem diferentes.”.

o-GRAHAM-MOORE-570

♥ O mexicano Alejandro González Iñárritu, diretor de Birdman vencedor como Melhor Filme,  fez questão de mostrar que não era igual aos que estavam ali, fez menção ao seu sotaque “espanglês” e reacendeu o debate sobre a imigração hispânica, tão rejeitada nos EUA. “É possível que o próximo governo imponha leis de imigração no Oscar. Dois mexicanos ganhando prêmios é algo suspeito!”

“Queria pegar um segundo para dedicar este prêmio aos meus companheiros mexicanos. Rezo para que possamos conseguir um melhor governo. E para que os imigrantes nos Estados Unidos sejam tratados com o mesmo respeito que os que vieram antes.”

“Queria pegar um segundo para dedicar este prêmio aos meus companheiros mexicanos. Rezo para que possamos conseguir um melhor governo. E para que os imigrantes nos Estados Unidos sejam tratados com o mesmo respeito que os que vieram antes.”

♥♥♥ Mas o melhor discurso veio do prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante. Patricia Arquette foi aplaudida de pé, ovacionada, ela simplesmente LACROU com todo Oscar ao proferir este discurso:

"A cada mulher que deu à luz cada cidadão e contribuinte desta nação, nós lutamos para os direitos iguais de todos. É hora de haver igualdade salarial de uma vez por todas para todas mulheres nos Estados Unidos da América"

“A cada mulher que deu à luz cada cidadão e contribuinte desta nação, nós lutamos para os direitos iguais de todos. É hora de haver igualdade salarial de uma vez por todas para todas mulheres nos Estados Unidos da América”

Achei tudo realmente lindo e emocionante, mas fiquei me perguntando até em que momento este tanto de gente falando tudo que precisamos ouvir não foi apenas uma manobra de marketing da Academia para ser mais aceita. Não duvido que os artistas tenham um posicionamento crítico em relação às minorias – Meryl Streep fazendo aquele “FUCK YEAH” demonstrou que aquilo era tudo que ela gostaria de dizer (e olha que ela já concorreu a uns.. 500 Oscars?) – o que me incomoda é imaginar que elas e eles tinham isso entalado na garganta por anos e só agora, por marketing, é que foram liberados para falar.

meryl streep oscar

Teorias da conspiração a parte, os discursos foram lindos, a reação na internet também. Os reaças tiveram que dormir mais cedo para fingir que mulheres, negras, latinos e homossexuais não existem. Se depender do Jabuticário eles não conseguirão. A luta continua.

common oscar glory selma

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s