Contos dos irmãos Grimm – A raposa e o gato

Featured image

Aconteceu que o gato encontrou a raposa em uma floresta. O gato pensou consigo mesmo, ele é inteligente e cheio de experiência, e muito estimado no mundo, e resolveu por isso falar com o outro animal diante do amistoso caminho.

– Bom dia, querido Senhor Raposa, como você está. Como andam as coisas com você? Como você está lidando com estes tempos difíceis?
A raposa, completa de todos o tipo de arrogância, olhou para o gato da cabeça aos pés, e por um longo período de tempo não se soube se ele daria qualquer resposta.
– Afinal, disse ele, como ousa um miserável limpador de barba, um tolo malhado, um mero e faminto caçador de ratos, usar sua bochecha para perguntar como eu estou indo. O que você pode estar pensando. O que você aprendeu. Quantos conhecimentos você têm?

– Eu entendo muito bem somente um, respondeu o gato, modestamente.

– Qual conhecimento, perguntou a raposa.

– Quando os cães estão me perseguindo, eu posso saltar em uma árvore e me salvar.

– Que conhecimento é esse – disse a raposa ridicularizando o gato e complementou apontando para sua cabeça. Eu sou o mestre da sabedoria detenho uma centena de conhecimentos em meu saco de astúcia. Você me faz ter pena de sua ignorância. Venha comigo, eu vou te ensinar como ficar longe das pessoas e dos cães. Nesse momento chega um caçador com quatro cães. O gato saltou agilmente em uma árvore, e sentou-se bem ao topo, onde os ramos e folhagens são bem escassos.

– Abra seu saco, Senhor raposa, abra seu saco – clamou o gato de cima da árvore, mas os cães já tinham o cercado, e logo foi capturado – Ah, Senhor raposa, gritou o gato. Você e suas centenas de conhecimentos foram deixadas na mão. Se você tivesse sido capaz de subir na arvore como eu, você não teria perdido a sua vida.

Moral da história: Não importa a quantidade de conhecimento ou o grau de assistencialismo que somos impelidos a seguir e aceitar, se este não nos ajuda na práxis cotidiana de nossa necessidade diante da realidade vivenciada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s