A GRANDE IDEIA

Featured image

As pessoas acham que para mudar o mundo e torná-lo melhor para todos, é necessário grandes atos, e que para isso você tem de ter poder, ou seja, ser um político, um Juiz; um chefe de estado, ou organização mundial e ter muito dinheiro… Alguns acham inclusive que o único jeito é ser um super-herói. O Batman conjuga as duas ultimas coisas!!!!! (Mas me questiono como uma pessoa multimilionária, que ganha seu dinheiro da exploração de trabalhadores e bate em bandidos, comprovadamente oriundos da falta de emprego e das relações sociais envoltas nele…pode ser um herói???) O problema disso tudo, é que a mudança sempre está no outro, nunca na gente, é sempre responsabilidade de alguém que tenha se comprometido com a coletividade e que até admiramos por isso.

Então nós só esperamos… Esperamos… Sentamos e esperamos o arrebatamento, esperamos que essa pessoa possa agir a MEU favor. De pessoas positivas e esperançosas, com o tempo, nos tornamos negativos de tanto esperar, de tanto reclamar das contradições da vida, de como ela nos molda, nos amargura de como nunca é nossa vez, sempre são os outros os beneficiados. Os que resistem a isso são chamados de infantis, idealistas e ingênuos.

O problema dos idealistas é que a ideia não move o mundo, as pessoas movem o mundo, o transformam e para isso, não basta ter ideias, é necessário socializá-las, implementá-las, e modificá-las em nosso cotidiano para moldá-lo.

Então poderíamos concluir que para mudar o mundo é necessário ter grandes ideias. Sim, grandes ideias contribuem, entretanto não bastam telas se as pessoas não lhe dão credito. Se você não é coerente com o discurso dos que tem poder e ditam o que é o certo, se você não espera que façam algo de bom para você, que você só pode ser louco. A meu ver loucura é você deixar sua vida nas mãos dos outros, seja por medo ou por comodidade.

Nessa lógica, o que você acha que é certo? O que você pode fazer de certo para você e todas as outras pessoas, Tudo bem! Não esperamos grandes ideias, afinal você não quer ser chamado de louco, mas se você quer e espera por um mundo melhor para todos, não basta sentar e esperar, o que você faz para isso, qual é sua contribuição efetiva? É possível você me responder “Não adianta fazer nada, afinal de contas eu sou um só… O que eu mudaria?” Milhões de pessoas vivem se justificando ao se perguntar a mesma coisa….

Já imaginou se todas elas fizessem algo de verdade? Já imaginou se mesmo que por uma centelha de período do seu dia você não se comprometesse só com você, mas com os outros. Não estamos falando de grandes ideias, mas sim de atitudes, por menores que sejam. Um obrigado ao atendente, um respeitar a fila, um participar de passeatas pela paz, ou motivos e temáticas que você acredita de forma pacifica e solidária, ou simplesmente estar disposto a ouvir ambos os lados de uma mesma história.

As pessoas acham que para mudar o mundo e torná-lo melhor para todos, são necessárias GRANDES IDEIAS. Eu penso que é na somatória coletiva de pequenas ideias materializadas em atos diários que um dia nossa sociedade será eticamente igualitária e consciente de nossa felicidade, material, intelectual e social.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s