Cantos de Goiás: O que é a música goiana?

O que é a música de Goiás? É mais de uma? Ela existe? Quais são os cantos de Goiás?


Há um ano dei a ideia para minha mãe, usuária assídua de Facebook e fã assumida de música goiana, e para a Manuela de criarmos uma página sobre música feita em Goiás. O objetivo era dar mais visibilidade para a música que de alguma maneira se relacionava com nosso estado, uma vez que em buscas pela internet não encontrava iniciativas que reuniam a produção musical goiana – sendo invariavelmente ações pontuais de cada artista ou produtora.

Logo após decidirmos tocar a ideia em frente – e dar a ele o nome de Cantos de Goiás –  uma  grande dúvida nos acometeu: o que é música goiana? O problema surgiu antes mesmo de por a mão na massa.

Um canto que amo muito em Goiás: a cachoeira do Lázaro, em Pirenópolis

Um canto que amo muito em Goiás: a cachoeira do Lázaro, em Pirenópoli

Para minha mãe, ouvinte de MPB a música goiana são artistas como Maria Eugênia e Gustavo Veiga, por exemplo, para mim são bandas como Boogarins e Carne Doce. se perguntasse para algum familiar mais velho diria que é Leandro e Leonardo, alguma prima diria que é Lucas Lucco e assim por diante… Então, afinal de contas o que seria a música goiana? É esta pergunta que guiará a coluna Cantos de Goiás aqui no Jabuticário.

 É a música feita no território goiano? E quando houve a divisão com o Tocantins, deixou de ser música goiana? É música feita por goianos? E quem mora fora do estado? E quem mora em Goiás mas é de outro estado? É um ritmo? A música goiana existe!?

Enfim, Precisamos de ajuda – de goianos, de apreciadores de música, de gente! – para conhecer novas respostas, novas músicas, novos cantos. Bora?

Uma historinha de como surgiu o Cantos

As sugestões de posts vinham mais do que conhecíamos e admitimos que não conhecemos muito da música goiana. É tanta coisa sendo feita, de tantos estilos, em tantos lugares, como poderíamos conhecer tudo, né? O passo seguinte foi sair à busca pela internet: seguir páginas e canais de músicos, bandas, coletivos, produtoras, centros culturais… De olho no que estava por acontecer e divulgando o que era disponibilizado na internet. E descobrimos muita coisa, muito estilo musical, muito lugar, muita boniteza! Sempre como coisa amadora, feita por amor aos nossos cantos.

Outro canto que eu amo muito em Goiás é o do pessoal do Umbando, que fez essa música chamado Baião Goiano

Outro canto que eu amo muito em Goiás é o do pessoal do Umbando, que fez essa música chamada Baião Goiano

Pois bem, dando mais um passo pelo amadorismo aos cantos de Goiás decidi dar início à ~coluna~ aqui no Jabuticário, para falar um pouco mais, descobrir um pouco mais e tornar um pouco mais visível nossos cantos.

As novidades estão vindo aí, até lá podem acompanhar a página na árdua missão de fazer Goiás ser visto na world wide web. Quer ajudar? Sugira vídeos, envie suas fotos pelos cantos-lugares, compartilhe eventos e novidades sobre os cantos-musicais porque volta e meia tem vídeo publicado e programação divulgada lá 😀

Para começarmos a curtir a vibe goiana dá o play nesse Benzin, som dos integrantes do Boogarins e do Carne Doce.

Tenho um bando que eu amo aqui, esse é meu lugar ❤

 P.S.: Uma justificativa necessária

Simplesmente por ser do contra decidi que o sertanejo-pop ficaria de fora da nossa proposta. Mesmo negando, a música sertaneja faz parte de nossa cultura – para o bem e para o mal – mas a publicidade entorno de grandes duplas liga (até demais) sua imagem ao nosso estado. Sendo assim, julgamos que essa música goiana não entrava em nosso objetivo inicial e não seria nosso foco (para ser sincera é porque eu não gosto, mas coincidentemente encontrei um argumento que embasava minha opinião pessoal!).

Anúncios

5 comentários sobre “Cantos de Goiás: O que é a música goiana?

  1. Pingback: Cantos de Goiás: 12 músicas para aflorar seu lado goiano | Jabuticário

  2. Pingback: Cantos de Goiás: 4 músicas para conhecer a Cidade de Goiás | Jabuticário

  3. Pingback: 31 músicas para conhecer os músicos do FICA | Jabuticário

  4. Pingback: Cantos de Goiás: Músicas Para Viajar | Jabuticário

  5. Pingback: 12 lançamentos Goianos de 2015 | Jabuticário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s