Cores e seus significados em outras culturas

Seja na cultura ocidental ou em outras culturas, as cores desempenham um papel fundamental na construção sócio-cultural das pessoas. A simbologia das cores está sempre presente em nossas vidas, já parou para pensar?

Na publicidade, na moda, na decoração de ambientes;  de fato as cores tem uma influencia psicológica sobre nós – claro que de acordo com cada cultura, esta influencia se modifica – mas o poder dela em nos transmitir determinadas sensações se mostra claramente, quando nos sentimos mais agitados em um ambiente com cores quentes, e mais tranquilos em um ambiente com cores frias.

 Para nós é  habitual relacionar o vermelho com a sensação de alerta, perigo, tensão, raiva e paixão;  o branco relacionado a pureza, a paz, a tranquilidade;  o verde relacionado a esperança e a natureza; e o preto relacionado a morte, ao luto, ao pesar, que realmente ocorre um certo choque cultural, quando vemos a simbologia das cores em outras culturas.

Chinese-New-Yeardragon


cr-imperador_taizong-01Na China  é realmente interessante o modo como eles interpretam as cores, por exemplo, para eles o vermelho é cor principal na cultura , ele representa alegria, vida, boa sorte, e está relacionado a tudo que é bom, já o branco que para nós tem um significado positivo, na China essa cor é relacionada a morte, ao luto, e ao sofrimento. Uma coisa interessante e até engraçada acontece em relação ao verde, além de não considerarem essa cor com algo positivo, na China existe uma analogia da cor verde em um boné ou um chapéu com ser corno ( se um dia você for a China, lembre-se de não presentar alguém com um boné verde da seleção brasileira).

O amarelo para os chineses tem um significado nobre, de realeza, na época em que as dinastias dos imperadores regiam o país, só o imperador poderia usar a cor amarela, ( e se alguém ousasse usar amarelo, certamente teria um fim trágico). Algo bem interessante acontece na cultura oriental, no Japão e na China, não há o paradigma ocidental de “azul para menino e rosa para menina”, estas cores são comuns para ambos, e inclusive, o azul é considerado uma cor feminina da China.

Na Índia o uso das cores é extremamente ligada ao hinduísmo.  As cores para os hindus tem função primordial em exercer determinadas influências, simbologias, e  tradições.

laranja indiaaa

Assim como na China, o branco para os indianos é uma cor usada para o luto, nos casamentos a cor vermelha é considerada a cor do vestido de noiva, o laranja usado pelos  Sadhus (homens sacros que se dedicam a vida espiritual) representa o sagrado, e ao imaculado.

azul india khrisna

O azul para os Indianos é diretamente relacionado a uns dos principais deuses hindus, o Krishna que é azul. O Roxo assim como para outras vertentes espiritualistas é considerada a cor mais elevada, representa a espiritualidade, a conexão com o sagrado, a sabedoria e o amor.

Existem outros usos e significados interessantes das cores em outras culturas, por exemplo em alguns países da África o vermelho é relacionado ao sofrimento, a perda e ao luto, no Japão o laranja representa o amor, e na Coreia do Sul o rosa é ligado a confiança.

amor japao laranja

vermelho luto na africa miau

Então o que acharam ? É bom vermos algumas coisas por outros pontos de vistas né, além de agregar conhecimento e respeito, diminuímos o risco de cometer alguma gafe quando (se alguém for rico o bastante) entrarmos em contato diretamente com essas culturas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s